domingo, 17 de novembro de 2013

Banda Sinfonica da Cidade do Recife

A BSCR sob a regência do maestro Nenéu Liberalquino, executa um repertório bastante eclético e requintado, que vai desde a MPB até a música erudita, passando pelo jazz e pelas trilhas sonoras,...
Biografia
Fundada em 7 de Outubro de 1958 pelo então Prefeito Pelópidas da Silveira, a Banda Sinfônica da Cidade do Recife (BSCR) possuía um efetivo de 34 Músicos. Hoje é composta por 85 Músicos, entre quadro técnico-administrativo e Produção. Originalmente criada para suprir a necessidade de acompanhamento das manifestações cívicas e culturais, a Banda realizou a sua estréia no dia 24 de dezembro de 1958, em um concerto no Sítio da Trindade. Durante seus 48 anos de existência, teve como regentes os maestros Geraldo Menucci (primeiro regente), Lourival Oliveira, Antônio Albuqueque, Luiz Caetano, José Genuíno, Júlio Rocha, Ademir Araújo, Edson Rodrigues, Ricardo Normando e Maestro Duda. Atualmente tem como regente titular e diretor artístico o maestro Nenéu Liberalquino, e seu assistente, o maestro Adelmo Apolônio.
A BSCR executa um repertório bastante eclético e requintado, que vai desde a MPB até a música erudita, passando pelo jazz e pelas trilhas sonoras, sem esquecer peças idiomáticas como "Dobrados” (Marchas). Desde 1978, a Banda está sediada no Teatro do Parque, onda realiza seus ensaios, estudos, Concertos Didáticos e Oficiais. Sempre presente nos grandes acontecimentos musicais, destacou-se nos seguintes eventos: em 1964 foi vice-campeã no Concurso de Bandas de Música, comemorativo ao 139º aniversário do Diário de Pernambuco; em 1977, foi campeã do I Torneio Pernambucano de Bandas de Música, patrocinado pela Secretaria de Educação e Cultura do Estado. Em 1978, foi consagrada nacionalmente, conquistando o segundo lugar do II Campeonato Nacional de Bandas de Música, promovido pela FUNARTE.Em 2008, com o apoio da Prefeitura do Recife, a BSCR gravou seu primeiro CD ao vivo no TEATRO DO PARQUE, em comemoração ao seu cinqüentenário, sob a direção musical e a regência do maestro NENÉU LIBERALQUINO e a participação especial de grandes solistas, tais como: PROVETA ,TONINHO FERRAGUTTI , ARIMATÉA VERÍSSIMO, COSTA FILHO, MARCO CÉSAR, EDSON RODRIGUES , FABINHO COSTA (solista da BSCR),TECA CALAZANS , GONZAGA LEAL e ÂNGELA LUZ .Ademais, a BSCR tem realizado concertos com a participação de grandes instrumentistas e diversos artistas pernambucanos. Por isso tudo, a Banda Sinfônica da Cidade do Recife não somente é um patrimônio do Recife, mas de todo povo pernambucano.


A BSCR sob a regência do maestro Nenéu Liberalquino, executa um repertório bastante eclético e requintado, que vai desde a MPB até a música erudita, passando pelo jazz e pelas trilhas sonoras,... Biografia Fundada em 7 de Outubro de 1958 pelo então Prefeito Pelópidas da Silveira, a Banda Sinfônica da Cidade do Recife (BSCR) possuía um efetivo de 34 Músicos. Hoje é composta por 85 Músicos, entre quadro técnico-administrativo e Produção. Originalmente criada para suprir a necessidade de acompanhamento das manifestações cívicas e culturais, a Banda realizou a sua estréia no dia 24 de dezembro de 1958, em um concerto no Sítio da Trindade. Durante seus 48 anos de existência, teve como regentes os maestros Geraldo Menucci (primeiro regente), Lourival Oliveira, Antônio Albuqueque, Luiz Caetano, José Genuíno, Júlio Rocha, Ademir Araújo, Edson Rodrigues, Ricardo Normando e Maestro Duda. Atualmente tem como regente titular e diretor artístico o maestro Nenéu Liberalquino, e seu assistente, o maestro Adelmo Apolônio. A BSCR executa um repertório bastante eclético e requintado, que vai desde a MPB até a música erudita, passando pelo jazz e pelas trilhas sonoras, sem esquecer peças idiomáticas como "Dobrados” (Marchas). Desde 1978, a Banda está sediada no Teatro do Parque, onda realiza seus ensaios, estudos, Concertos Didáticos e Oficiais. Sempre presente nos grandes acontecimentos musicais, destacou-se nos seguintes eventos: em 1964 foi vice-campeã no Concurso de Bandas de Música, comemorativo ao 139º aniversário do Diário de Pernambuco; em 1977, foi campeã do I Torneio Pernambucano de Bandas de Música, patrocinado pela Secretaria de Educação e Cultura do Estado. Em 1978, foi consagrada nacionalmente, conquistando o segundo lugar do II Campeonato Nacional de Bandas de Música, promovido pela FUNARTE. Em 2008, com o apoio da Prefeitura do Recife, a BSCR gravou seu primeiro CD ao vivo no TEATRO DO PARQUE, em comemoração ao seu cinqüentenário, sob a direção musical e a regência do maestro NENÉU LIBERALQUINO e a participação especial de grandes solistas, tais como: PROVETA ,TONINHO FERRAGUTTI , ARIMATÉA VERÍSSIMO, COSTA FILHO, MARCO CÉSAR, EDSON RODRIGUES , FABINHO COSTA (solista da BSCR),TECA CALAZANS , GONZAGA LEAL e ÂNGELA LUZ . Ademais, a BSCR tem realizado concertos com a participação de grandes instrumentistas e diversos artistas pernambucanos. Por isso tudo, a Banda Sinfônica da Cidade do Recife não somente é um patrimônio do Recife, mas de todo povo pernambucano.
.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~

Gente!!!!
Foi um presente e tanto na véspera de feriado e lá estava eu sentada em uma  teatro lindo, sim apesar de ir para dezesseis anos que resido em Pernambuco, foi a primeira vez que entrei no Teatro Santa Isabel, fiquei com aquela sensação de túnel do tempo.
A apresentação foi maravilhosa, fiquei feliz demais, pois reviver as trilhas de filmes que assisti, e o maestro ainda nos presenteou no finalzinho com Missão Impossível, nem preciso dizer que amei!!
Dia dezoito de dezembro eles irão se apresentar novamente, provavelmente pela data em si acredito que seja tema natalino, ele somente divulga o estilo quase na véspera pra fazer surpresa.
Apreciem o vídeo sem moderação, MARA!!

3 comentários:

chica disse...

Puxa, que lindos momentos viveste ao som dessa banda sinfônica! Lindo isso,não? Bem bom! beijos,linda semana,chica

Unknown disse...

Oi amore,
Passando pra deixar um beijo e desejar uma boa semana!!
Cris
http://criscriacoisas.blogspot.com.br

Ricardo Miñana disse...

Estas fiestas tan entrañables, te dejo un abrazo con mis mejores deseos de felicidad,
feliz Navidad!!, feliz año 2014!!.

Postar um comentário

É assim...

É assim...
Tecnologia do Blogger.

ou é assim...

ou é assim...

About Me

Minha foto
Pedra bruta se deixando lapidar pelo cinzel da vida

Seguidores