quarta-feira, 7 de março de 2012

Sua Alma quer colo??


Algumas vezes, o sentimento que temos é que nossa alma precisa de colo. Ela está cansada, inquieta e aflita.
São tantas as pressões, tantas as demandas, as cobranças, os jugos e as importunações que a alma sofre; que, há momentos em que ela pede sossego.
Não há como viver, o tempo todo, competindo por um espaço, correspondendo às expectativas das pessoas, provando algo para si mesmo ou para os outros, realizando proezas e desempenhando mil e um papéis, sem ficar cansado e exaurido. Isaías disse que até os jovens se cansam e de exaustos caem. É humano. É normal. Ninguém resiste tanta pressão sem que a alma se esgote, em algum momento da caminhada.
É aí que, no Salmo 131, o salmista escreve que assim como uma criança desmamada nos braços de sua mãe, assim é a sua alma para com ele. Ele vai adiante, e diz que faz sossegar e aquietar a sua alma , da mesma forma como essa mãe faz com a criança que ela amamenta.
A figura é de uma criança que acorda, inquieta, agitada e chorosa. A mãe a coloca no colo e a amamenta. Quando ela, finalmente, se sacia; a mãe a nina e a faz dormir, novamente. O salmista diz que é desta forma que ele trata a sua alma.
Ele não a maltrata, não a ignora, não bate nela, não a violenta, não a pressiona ainda mais; mas a nina e a aquieta. Sabe que não se resolve um problema negando que ele exista. Não se cura uma doença - seja ela física, psíquica ou emocional - fingindo que ela não está lá. É preciso aquietar a alma. É preciso ouvir o choro dela e acalmá-la.
Davi perguntava à sua alma: "Por que estás abatida, ó minha alma? E, por que te perturbas dentro em mim? Espera em Deus, pois, ainda, o louvarei; a Ele, Rei meu e Deus meu".
A verdade é que essa é a única forma de sobreviver às pressões de um mundo como o nosso. Chega um momento em que precisamos questionar se é preciso mesmo tanta "vaidade e correr atrás do vento".
Jesus disse que a vida é mais que o alimento e o corpo mais que o vestuário. Ou seja, eu sou mais que aquilo que eu preciso para viver. Eu sou mais do que aquilo que eu produzo ou realizo. Porque eu sou alguém criado à imagem e semelhança de Deus. Eu tenho em mim a imago Dei - a imagem de Deus.
E é só quando eu começo a perceber que a minha vida vale mais que todas as demandas que a sociedade quer me impôr, que eu sou livre para escolher o caminho que eu vou seguir, com a graça e a sabedoria de Deus.
Eu não tenho nada a provar, nada a merecer, nada a demonstrar. Eu sou aceito em Jesus. Sou amado por Deus. Minha vida pertence a Ele. E eu posso viver na certeza que Ele cuida de mim.
É aí que eu vou estudar, trabalhar, construir e realizar; mas não numa busca neurótica de sucesso ou realizações mirabolantes, mas na paz de quem segue aquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida.
É só na presença calma e amiga de Deus que eu consigo fazer calar e sossegar a minha alma. É só em Sua luz que eu vejo a luz. É só nEle que eu encontro descanso para a minha alma.
Quando Elias estava na caverna, no monte Horebe, Deus veio a Ele como um sussurro suave que perguntava ao seu coração: Que fazes aqui, Elias? Por que você está querendo desistir da vida? Será que não é porque você se esgotou no caminho? Mas, a vida não acabou. Sua vida é mais que um relacionamento, uma pessoa que você gostava, um emprego, un sonho pessoal ou uma atividade na igreja. Você é alguém em si mesmo. Então, acalme sua alma e olhe para a vida com outros olhos. A vida continua.
Jesus disse: "Venham a mim, todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, porque eu sou manso e humilde de coração e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve ".
De que adianta tanta aparência? De que adianta tanta briga? Pra que tanta disputa? Para que ser o melhor de todos, em tudo, o tempo todo? Por que tanto desgaste e competição insana? Jesus é manso e humilde de coração. Que tal seguirmos Seu exemplo? Com certeza, vamos encontrar paz e sossego para a nossa alma.
(Texto recebido por Heloiza do Valle)

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

Oiee!!
Recebi este lindo texto, de um grande amigo pelo qual tenho imenso carinho, é daqueles anjos que nos enxerga do avesso, sabe??
Então, na hora só me veio esta canção de Anderson Barony - Recomeçar...
É isto mesmo, tem hora que nos sentimos sem chão e o que mais precisamos é de colo, que nos deixemos embalar...sempre!!

5 comentários:

chica disse...

Lindo e que tenhamos sempre isso em mente...recomeçar e não ficar no chão, aninhar-se no colinho bom...beijos,chica

Unknown disse...

Que texto lindo Teresa Cristina, amei seu blog e já estou te seguindo.
Bjos

Sandra Mitsue disse...

Oi Teresa...
Lindo texto.Amei!
¨Uma mulher é capaz de calar uma multidão com seu silêncio,
provocar uma tempestade num copo dágua mas derreter um
coração com suas lágrimas! Consegue sorrir diante da dor,
demonstrar sua coragem perante o medo e, mesmo sem batom,
dizer: EU TE AMO com toda intensidade do vermelho!
Porque o coração de uma mulher não bate, toca música,
encanta! E independente do ritmo: tem dias de samba, rock, tango…
Afinal seu coração sempre sussurra uma canção de amor!¨

Parabéns pelo seu dia. Muita Luz e paz, sempre!
"Feliz Dia Internacional da Mulher"

Amiga...Minha gatinha Nina está participando do sorteio da Kika e vim pedir seu voto...a a votação é até dia 11/03...
http://kikaeassuasideias.blogspot.com/
A regra para votar: 1-Seguir o blog da kika 2-Deixar no comentário o seu voto...A Nina está concorrendo como Nina 26...Agradeço desde já...
Beijos!
San...

Milton Kennedy disse...

Bom dia Teresa,
feliz Dia da Mulher. Saúde e paz!

"Dia 8 de março é apenas um dia das mulheres, isso não basta, todos os dias são dias de comemorar e homenagear as mulheres de nossa vida." (Luis Alves)

RUTE disse...

Oiiiiiii,
lembra de mim, Teresinha?

Estive lendo o texto. É lindo demais. Já me senti assim diversas vezes, precisando de colo e de descansar das canseiras da vida. Felizmente encontrei colo no despertar de consciência e isso me permite continuar minha caminhada em equilibrio.

Antes de mais, Feliz dia da mulher, querida.
Tá sabendo da nova blogagem coletiva que surgiu para aniversariar a BCFV do ano passado?

Espreita neste link e me fala se está a fim:
BC Amor aos Pedaços - Dia 15 Março

Beijinhos.
Rute

Postar um comentário

É assim...

É assim...
Tecnologia do Blogger.

ou é assim...

ou é assim...

About Me

Minha foto
Pedra bruta se deixando lapidar pelo cinzel da vida

Seguidores