domingo, 5 de fevereiro de 2012

Ágape - Padre Marcelo Rossi

Os dicionários definem a palavra "ágape" como a refeição promovida pelos primitivos cristãos a fim de celebrar o rito eucarístico. O rito confraternizava ricos e pobres em torno de ideais como amizade, caridade, amor. Em Ágape, livro lançado pela Editora Globo, Padre Marcelo Rossi retoma e amplia o sentido original do conceito: "Ágape é uma palavra de origem grega que significa o amor divino. O amor de Deus pelos seus filhos. E ainda o amor que as pessoas sentem umas pelas outras inspiradas nesse amor divino", assinala no texto de introdução do volume.

Com sua abordagem de comunicação moderna, original e leve, padre Marcelo leva conforto espiritual e ensinamentos da Igreja Católica para milhões de brasileiros por meio de programas de rádio e TV. O estilo claro, direto e sereno que o transformou em fenômeno midiático está impregnado, agora, em Ágape, obra literária em que o autor apresenta trechos selecionados do Evangelho de são João e os reinterpreta à luz do significado do amor divino no mundo contemporâneo.

Mais do que se apresentar como estudo teológico sobre os escritos narrados pelo apóstolo, o livro tem explícita intenção oracional. Nesse sentido, trata-se de um diálogo entre o autor, na condição de padre, e seus filhos em busca da boa palavra. Cada capítulo do volume se encerra com uma oração envolvendo os temas ali examinados pelo autor, como a convidar os leitores para um momento de introspecção e de acolhimento das mensagens de Jesus segundo São João.

A escolha do Evangelho de são João entre tantas outras possibilidades dentro da Bíblia é justificada por Padre Marcelo pela beleza da estrutura literária e pela impressionante delicadeza com que são descritos os momentos da vida de Jesus - como se o apóstolo não se contentasse em apenas narrar os fatos, mas quisesse nos trazer para dentro da situação descrita. Compartilhar a beleza das narrações do evangelista com os leitores é outro dos objetivos declarados do autor, que busca, com Ágape, incentivar cada vez mais a leitura da Palavra de Deus.




Oiee!!!

No final do ano fui pedir este livro emprestado, e acabei ganhando um.
Amei todo o seu conteúdo, é uma gota diária de repensar e procurar fazer o melhor diante das Nuances que a Vida nos apresenta.

Compartilhando as partes que mais gostei...com uma imensa dificuldade sempre faço isto, pois todos que li até hoje sempre gostei de cada frase....ensinamento...enfim...

*O mal não pode vencer o bem. Se as atrocidades nos incomodam, se a banalização da violência nos assusta, é preciso ir além. Além do que os nossos olhos podem ver, além do que os nossos sentidos podem captar. É preciso ir além e chegar ao recôndito do nosso coração onde só a linguagem da alma, dos sentimentos, da simplicidade e da fé é capaz de alcançar.(Gabriel Chalita)

*A humildade nos aproxima de Deus. A humildade nos revela Deus. Nas pequenas coisas do dia a dia experimentamos a presença de Deus. A humildade retira o véu que nos impede de contemplar a criação com os nossos próprios olhos. E tudo foi criado para nós. Para que vivêssemos e convivêssemos plenos de amor. Ágape.

*Como a inveja faz mal! Com a língua tem um poder destruidor! Talvez a maior parte de nós tenha sido sito vítima de boatos e , com certeza, sofre com isso. Se experimentamos na pele essa dor, por que fazemos isso com os outros?...As palavras ditas sem compaixão se espalham e depois não há como recolhê-las. O boato é assim. A fofoca é devastadora. Antes de proferir uma palavra, nós somos os seus senhores. Depois que elas saem, somos os seus servos.

Fica a dica....Boa leitura!!

BjsPaz!!

4 comentários:

Gislene disse...

Eu amo o Padre Marcelo! Ele é meu amigo.

Um beijo Teresa!

chica disse...

Ótima dica de leitura!!!beijos e uma semana linda!chica

VIVIAN!!! disse...

Olá vi seu comentário no blog da Lucia e vim conhecer seu cantinho,adorei viu estarei sempre por aqui se vc me permitir ok!!!
Este livro é mesmo encantador não li ainda mas assim que der quero ler!!!
Um grande abraço e uma boa semana..
Esta convidada a conhecer meu blog tbm ..

Milton Kennedy disse...

Saudações Tereza Cristina,
vim agradecer seu gentil comentário e também retribuir sua visita.
Apreciei muito seu blog.

Grande abraço, saúde e muita paz!


=D




Postar um comentário

É assim...

É assim...
Tecnologia do Blogger.

ou é assim...

ou é assim...

About Me

Minha foto
Pedra bruta se deixando lapidar pelo cinzel da vida

Seguidores